Com o objetivo de preparar os alunos para avaliação SAEB, orientar as atividades de reforço escolar, aprimorar e desenvolver as competências leitora e matemática e propiciar ao professor o uso de recursos pedagógicos, por meio de solução educacional complementar, a INCA Tecnologia criou a coleção Aprender Mais.
Objetivo da Coleção
Contribuir com a ampliação da escolaridade e elevação profissional de estudantes jovens, adultos e idosos matriculados na rede pública de ensino.
- Coleção didática, consumível, destinada ao Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos;
- Qualificação Profissional (FIC);
- Formação continuada para profissionais que atuam na EJA.
Apresenta uma plataforma de estudos avançada com material didático pensado e elaborado especialmente para atender a demanda de milhares de estudantes que ainda não concluíram o ensino fundamental e médio, e necessitam de uma formação para inserção no mundo do trabalho.
Os materiais didáticos atendem as bases legais, diretrizes operacionais que orientam a EJA e as normativas da educação brasileira de acordo com os princípios éticos, os quais se referem aos preceitos legais e à construção da ética necessária ao convívio social e à cidadania. Além disso, atende o processo de reconhecimento das habilidades e competências adquiridas ao longo da vida, bem como a articulação dos eixos ciências, cultura, tecnologia e trabalho.
- Linguagens e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Educação Física, Arte;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia;
- Ciências humanas e Sociais aplicadas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Material didático impresso e digital– Ensino Fundamental e Médio
Educação Profissional para estudantes da EJA
Formação continuada para profissionais que atuam na EJA
Livro
do Aluno
ENSAIO: Apresenta situações que permitem uma introdução do conteúdo específico do componente curricular, adequados à diversas trajetórias, experiências de vida dos sujeitos da EJA. Promove uma contextualização com aspectos presentes no cotidiano, provocação, situação problema que fomenta uma análise e reflexão relacionado a teoria e a prática.
SABERES E CONHECIMENTOS: Exposição, aplicação e aprofundamento dos conteúdos e conceitos específicos do componente curricular, relativos à formação geral básica, expressos em competências e habilidades conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
- Aparece em todos os capítulos, conforme necessidade de exposição dos conteúdos selecionados de acordo com cada componente curricular, habilidades e competências determinadas pela BNCC e diretrizes operacionais da EJA.
ATIVIDADES: Essa seção objetiva o desenvolvimento, aplicação dos conteúdos e conceitos apresentados na seção “Saberes e Conhecimentos”. Promove uma atividade para organizar, resumir fatos, conceitos, opiniões, tornar algo sistemático, metódico, ordenado de acordo com o enunciado.
GLOSSÁRIO: Corresponde ao conjunto de significados que pretendem elucidar vocabulários pouco conhecidos.
DIÁLOGOS: Tem como objetivo desenvolver projeto de vida e fazer a interlocução com temas atuais presentes na sociedade contemporânea. Apresenta indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) e situações relacionadas ao mundo do trabalho, a vivência acadêmica e social dos estudantes da EJA.
- Apresenta atividade no final de cada unidade orientando o desenvolvimento de projeto de vida destacando o protagonismo do estudante.
OBSERVATÓRIO: Dispõe de vídeos, filmes, textos, músicas, peça teatral, experimentos, sites e processos que promovem a inclusão digital.
ROTAS DE APRENDIZAGEM: Essa seção tem como objetivo propor situações de aprendizagens a partir de práticas interdisciplinares, buscando caminhos que articule as áreas do conhecimento.
Apresenta uma atividade de maior complexidade, interdisciplinar na última unidade, como fechamento das etapas, promovendo a articulação com um ou mais componentes curriculares de acordo com as áreas de conhecimento. Além disso faz a relação com os cursos Técnicos (Recursos Humanos/ Meio Ambiente/ Contabilidade/Administração) e as mudanças no mundo do trabalho.
Livro do
Professor
- Apresentação;
- Concepção do componente curricular;
- Objetivos de aprendizagens significativos aos estudantes da EJA;
- Encaminhamentos metodológicos específicos para EJA;
- A organização didática da Coleção;
- O trabalho com textos;
- A dinâmica dos debates na EJA;
- Planejamento e avaliação na EJA;
- Sites, leituras complementares e videotutoriais.
Recursos
Digitais
O material didático será elaborado para modalidade EaD, onde o estudante terá conteúdos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, bem como à realização de atividades de consolidação da aprendizagem, participação em fóruns de discussão, grupos e desenvolvimento de projetos interdisciplinares a partir de videoaulas, objetos digitais, videotutoriais, materiais multimidia, animações, simulações e vídeos que possam contribuir com o aprendizado do estudante e a formação continuada do professor.
Formação Continuada
de Professores
Público-alvo: profissionais que atuam na EJA
Carga horária: 40h
Objetivos: contribuir com os programas de formação continuada para profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos, subsidiados por uma fundamentação teórica e prática capaz de promover uma educação com qualidade, voltada aos sujeitos inseridos no processo de escolarização na modalidade EJA.
A formação continuada é ofertada na modalidade à distância pelo acesso à internet, trazendo várias possibilidades de aprendizagem e utilização de ferramentas tecnológicas avançadas. A educação a distância permite ao cursista o acesso à educação de forma democratizada, com autonomia de estudos, maior flexibilidade de tempo e espaço e, sobretudo, permite o acesso de informações de modo crítico por meio do domínio de linguagens tecnológicas, sistema de tutoria e avaliação.
Coleção EJA
Vida e Trabalho
- Reconhece à identidade pedagógica da EJA;
- Respeita à diversidade de formas de organização da EJA;
- Desenvolvida a partir de uma metodologia de ensino articulada aos eixos ciência, cultura e trabalho;
- Respeita a legislação vigente, diretrizes e normas oficiais relativas à Educação Básica e especificamente a EJA;
- Considera os princípios éticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social;
- Isenta de conceitos infantilizados, reducionismo, simplificação e qualquer forma de manipulação religiosa, política e mercadológica;
- Reconhece a diversidade e toda forma de manifestação cultural;
- Utiliza procedimentos e instrumentos de avaliações significativas para EJA;
- Possibilita o desenvolvimento das multimídias, tecnologias da informação e comunicação e inclusão digital.
- Promove a interação e participação da comunidade escolar, das famílias e da população em geral;
- Valoriza o papel do professor pesquisador e reflexivo como mediador;
- Permite a interação dos diferentes grupos, estimulando situações de aprendizagens, autonomia, diálogo e trabalho coletivo em fóruns de atividade;
- Orienta a consulta de diferentes fontes documentais e estudos extraclasses;
- Orienta e promove o desenvolvimento de práticas interdisciplinares.
ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO MÉDIO
CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL CONTINUADA (FIC)
LIVRO DO ALUNO
LIVRO DO PROFESSOR
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
ATIVIDADES
VIDEOAULAS
VIDEOTUTORIAIS
ANIMAÇÕES
SIMULAÇÕES