Projeto Biblioteca – Aventura na Leitura

Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas.

Mário Quintana

O projeto Biblioteca implantado nas instituições públicas tem como objetivo apoiar, incrementar e fortalecer o projeto pedagógico das escolas, além de contribuir na formação de leitores-fruidores, promovendo o acesso ao conhecimento disponível nos livros e materiais interativos e o domínio  crítico da linguagem entre os alunos, vinculado a cultura da leitura e escrita, favorecendo o ensino o uso coletivo de bens públicos, no caso, os livros, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como SOLIDARIEDADE e a COOPERAÇÃO.

A Literatura na Educação Básica está presente desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ela faz parte do componente Curricular de Língua Portuguesa, dentro do Campo de Atuação Artístico e Literário.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a competência leitora, assim como o desenvolvimento da fruição e da formação do leitor é uma das habilidades que devemos desenvolver nos estudantes.

A competência 5, da área de Linguagens, no Ensino Fundamental nos diz que:

 

A literatura nos coloca em contato com aqueles que vieram antes de nós. Ele nos permite criar laços com os que estão ao nosso redor. É nutrição, socialização e, sobretudo, humanização. Quando bem trabalhada no espaço escolar, revela-se um verdadeiro tesouro na preparação de nossas crianças para a vida.

(BNCC)

O objetivo do PROJETO BIBLIOTECA AVENTURA NA LEITURA é criar um acervo de livros nas instituições públicas para apoiar, incrementar e fortalecer o projeto político pedagógico das escolas, além de contribuir na formação de leitores-fruidores, promovendo o acesso ao conhecimento disponível nos livros e o domínio crítico da linguagem entre os alunos, vinculado a cultura da leitura e escrita, favorecendo o ensino o uso coletivo de bens públicos, no caso os livros e materiais interativos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como solidariedade e a cooperação.

Na escola, os alunos podem conhecer literaturas de várias regiões do Brasil, de outros países e de outras épocas. O professor, ao comentar discutir e indicar obras literárias, apregoa a importância e valor da leitura para a formação humana. Enquanto ciência, a Literatura representa uma forma de elucidação de conceitos, funcionando como um confronto ao senso comum.

Nesse sentido, a adoção do PROJETO BIBLIOTECA AVENTURA NA LEITURA é possibilitar a ressignificação dos espaços de leitura, integrando a literatura às diferentes linguagens. A prática da leitura torna-se um instrumento para o exercício da cidadania e para a participação social. O papel de cada um dos profissionais que atuam nas redes de ensino é mediar esse processo, ou seja, oferecer ao cidadão, na infância ou na adolescência, o caminho à cidadania plena pela via do conhecimento.

O projeto Biblioteca contempla:

Para o acervo destinado à Educação Infantil, são indicadas obras que contemplam o trabalho com a identidade, a diversidade, o respeito, as diferenças individuais. Livros com cativantes poemas infantis, estimulando o aprendizado de diferentes assuntos como o planeta, os animais e a natureza. Foram selecionadas obras de cada um dos agrupamentos seguintes:

  1. Textos em verso – quadra, parlenda, cantiga, trava-língua, poema;
  2. Textos em prosa – clássicos da literatura infantil, pequenas histórias, textos de tradição popular;
  3. Livros com narrativa de palavras-chave
  4. Livros de narrativa por imagem.

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