Coleção EJA – Vida e Trabalho

Com o objetivo de preparar os alunos para avaliação SAEB, orientar as atividades de reforço  escolar, aprimorar e desenvolver as competências leitora e matemática e propiciar ao  professor o uso de recursos pedagógicos, por meio  de solução educacional complementar, a INCA  Tecnologia criou a coleção Aprender Mais.

Objetivo da Coleção

Contribuir com a ampliação da escolaridade e elevação profissional de estudantes jovens, adultos e idosos matriculados na rede pública de ensino.

  • Coleção didática, consumível, destinada ao Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos;
  • Qualificação Profissional (FIC);
  • Formação continuada para profissionais que atuam na EJA.

Apresenta uma plataforma de estudos avançada com material didático pensado e elaborado especialmente para atender a demanda de milhares de estudantes que ainda não concluíram o ensino fundamental e médio, e necessitam de uma formação para inserção no mundo do trabalho.

Os materiais didáticos atendem as bases legais, diretrizes operacionais que orientam a EJA e as normativas da educação brasileira de acordo com os princípios éticos, os quais se referem aos preceitos legais e à construção da ética necessária ao convívio social e à cidadania. Além disso, atende o processo de reconhecimento das habilidades e competências adquiridas ao longo da vida, bem como a articulação dos eixos ciências, cultura, tecnologia e trabalho.

  • Linguagens e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Educação Física, Arte;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia;
  • Ciências humanas e Sociais aplicadas:  História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Material didático impresso e digital– Ensino Fundamental e Médio

Educação Profissional para estudantes da EJA

Formação continuada para profissionais que atuam na EJA

Livro
do Aluno

ENSAIO: Apresenta situações que permitem uma introdução do conteúdo específico do componente curricular, adequados à diversas trajetórias, experiências de vida dos sujeitos da EJA. Promove uma contextualização com aspectos presentes no cotidiano, provocação, situação problema que fomenta uma análise e reflexão relacionado a teoria e a prática.

SABERES E CONHECIMENTOS: Exposição, aplicação e aprofundamento dos conteúdos e conceitos específicos do componente curricular, relativos à formação geral básica, expressos em competências e habilidades conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

  • Aparece em todos os capítulos, conforme necessidade de exposição dos conteúdos selecionados de acordo com cada componente curricular, habilidades e competências determinadas pela BNCC e diretrizes operacionais da EJA.

ATIVIDADES: Essa seção objetiva o desenvolvimento, aplicação dos conteúdos e conceitos apresentados na seção “Saberes e Conhecimentos”. Promove uma atividade para organizar, resumir fatos, conceitos, opiniões, tornar algo sistemático, metódico, ordenado de acordo com o enunciado.

GLOSSÁRIO: Corresponde ao conjunto de significados que pretendem elucidar vocabulários pouco conhecidos.

DIÁLOGOS: Tem como objetivo desenvolver projeto de vida e fazer a interlocução com temas atuais presentes na sociedade contemporânea. Apresenta indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) e situações relacionadas ao mundo do trabalho, a vivência acadêmica e social dos estudantes da EJA.

  • Apresenta atividade no final de cada unidade orientando o desenvolvimento de projeto de vida destacando o protagonismo do estudante.

OBSERVATÓRIO: Dispõe de vídeos, filmes, textos, músicas, peça teatral, experimentos, sites e processos que promovem a inclusão digital.

ROTAS DE APRENDIZAGEM: Essa seção tem como objetivo propor situações de aprendizagens a partir de práticas interdisciplinares, buscando caminhos que articule as áreas do conhecimento.

Apresenta uma atividade de maior complexidade, interdisciplinar na última unidade, como fechamento das etapas, promovendo a articulação com um ou mais componentes curriculares de acordo com as áreas de conhecimento. Além disso faz a relação com os cursos Técnicos (Recursos Humanos/ Meio Ambiente/ Contabilidade/Administração) e as mudanças no mundo do trabalho.

Livro do
Professor

  1. Apresentação;
  2. Concepção do componente curricular;
  3. Objetivos de aprendizagens significativos aos estudantes da EJA;
  4. Encaminhamentos metodológicos específicos para EJA;
  5. A organização didática da Coleção;
  6. O trabalho com textos;
  7. A dinâmica dos debates na EJA;
  8. Planejamento e avaliação na EJA;
  9. Sites, leituras complementares e videotutoriais.

Recursos
Digitais

O material didático será elaborado para modalidade EaD, onde o estudante terá  conteúdos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, bem como à realização de atividades de consolidação da aprendizagem, participação em fóruns de discussão, grupos e desenvolvimento de projetos interdisciplinares a partir de videoaulas, objetos digitais, videotutoriais, materiais multimidia, animações, simulações e vídeos que possam contribuir com o aprendizado do estudante e a formação continuada do professor.

Formação Continuada
de Professores

Público-alvo: profissionais que atuam na EJA

Carga horária: 40h

Objetivos: contribuir com os programas de formação continuada para profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos, subsidiados por uma fundamentação teórica e prática capaz de promover uma educação com qualidade, voltada aos sujeitos inseridos no processo de escolarização na modalidade EJA.

A formação continuada é ofertada na modalidade à distância pelo acesso à internet, trazendo várias possibilidades de aprendizagem e utilização de ferramentas tecnológicas avançadas. A educação a distância permite ao cursista o acesso à educação de forma democratizada, com autonomia de estudos, maior flexibilidade de tempo e espaço e, sobretudo, permite o acesso de informações de modo crítico por meio do domínio de linguagens tecnológicas, sistema de tutoria e avaliação.

Coleção EJA
Vida e Trabalho

  • Reconhece à identidade pedagógica da EJA;
  • Respeita à diversidade de formas de organização da EJA;
  • Desenvolvida a partir de uma metodologia de ensino articulada aos eixos ciência, cultura e trabalho;
  • Respeita a legislação vigente, diretrizes e normas oficiais relativas à Educação Básica e especificamente a EJA;
  • Considera os princípios éticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social;
  • Isenta de conceitos infantilizados, reducionismo, simplificação e qualquer forma de manipulação religiosa, política e mercadológica;
  • Reconhece a diversidade e toda forma de manifestação cultural;
  • Utiliza procedimentos e instrumentos de avaliações significativas para EJA;
  • Possibilita o desenvolvimento das multimídias, tecnologias da informação e comunicação e inclusão digital.
  • Promove a interação e participação da comunidade escolar, das famílias e da população em geral;
  • Valoriza o papel do professor pesquisador e reflexivo como mediador;
  • Permite a interação dos diferentes grupos, estimulando situações de aprendizagens, autonomia, diálogo e trabalho coletivo em fóruns de atividade;
  • Orienta a consulta de diferentes fontes documentais e estudos extraclasses;
  • Orienta e promove o desenvolvimento de práticas interdisciplinares.

ENSINO FUNDAMENTAL

ENSINO MÉDIO

CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL CONTINUADA (FIC)