Coleção Entrelaços

Inovar na Educação Infantil significa respeitar profundamente os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças pequenas.

A coleção Entrelaços, consonante com a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, está norteada pelos direitos de aprendizagem explicitados.

A Coleção Entrelaços oferece aos educadores uma solução pedagógica completa para o segmento da educação infantil, adequada à BNCC e aos parâmetros de avaliação do MEC, incluindo material didático impresso e digital para crianças, professores e familiares.

A criança é a protagonista dos livros da coleção Entrelaços.

É ela quem cria, interage, vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, fantasia, aprende e experimenta, narra e constrói sentidos.

A COLEÇÃO ENTRELAÇOS:

  • Amplia o universo das vivências e dos conhecimentos;
  • Desenvolve a socialização, a autonomia e a comunicação;
  • Propõe brincadeiras para o desenvolvimento integral incluindo a expressão dos afetos;
  • Promove experiências diversificadas.

A Coleção Entrelaços propõe ações e interações, experiências e vivências que permitem à criança conhecer a si e ao outro, receber informações e processá-las, traduzir conhecimentos em práticas saudáveis e aproximar-se do mundo letrado. Compreendemos que a interação e a brincadeira são os pontos de partida para o trabalho com as relações sociais, afetivas e lúdicas, indispensáveis ao processo do desenvolvimento infantil. As atividades são encaminhadas por meio de situações concretas e alinhadas com os interesses infantis: Reconhecer-se, interagir, brincar, criar hipóteses, movimentar-se, comparar, imaginar, manifestar preferências e escolhas, julgar, construir.

Educadores e educadoras da Educação Infantil são os principais agentes de transformação.

O Guia Anual do professor apresenta, de forma sistemática, como a coleção está entrelaçada aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Os livros dos professores contêm orientações relativas ao planejamento das experiências. As sequências didáticas estão explicitadas com as orientações para as experiências passo a passo até o registro da criança na página impressa. Os educadores também são protagonistas de todo esse processo. É por isso que se reservou um espaço para possam registrar suas percepções e reflexões sobre os trabalhos realizados.

A família é o primeiro ponto de referência da criança, a escola é a ampliação desse mundo.

Nosso desejo é que os aprendizados e afetos desses primeiros anos na escola constituam laços fortes para toda a vida de nossas crianças.

· Berçário

· Creche 1 (1º e 2º semestres)

· Creche 2 (1º e 2º semestres)

· Pré-escola 1 (1º e 2º semestres)

· Pré-escola 2 (1º e 2º semestres)