Inovar na Educação Infantil significa respeitar profundamente os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças pequenas.
A coleção Entrelaços, consonante com a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, está norteada pelos direitos de aprendizagem explicitados.
A criança é a protagonista dos livros da coleção Entrelaços.
É ela quem cria, interage, vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, fantasia, aprende e experimenta, narra e constrói sentidos.
A COLEÇÃO ENTRELAÇOS:
- Amplia o universo das vivências e dos conhecimentos;
- Desenvolve a socialização, a autonomia e a comunicação;
- Propõe brincadeiras para o desenvolvimento integral incluindo a expressão dos afetos;
- Promove experiências diversificadas.
A Coleção Entrelaços propõe ações e interações, experiências e vivências que permitem à criança conhecer a si e ao outro, receber informações e processá-las, traduzir conhecimentos em práticas saudáveis e aproximar-se do mundo letrado. Compreendemos que a interação e a brincadeira são os pontos de partida para o trabalho com as relações sociais, afetivas e lúdicas, indispensáveis ao processo do desenvolvimento infantil. As atividades são encaminhadas por meio de situações concretas e alinhadas com os interesses infantis: Reconhecer-se, interagir, brincar, criar hipóteses, movimentar-se, comparar, imaginar, manifestar preferências e escolhas, julgar, construir.
Educadores e educadoras da Educação Infantil são os principais agentes de transformação.
O Guia Anual do professor apresenta, de forma sistemática, como a coleção está entrelaçada aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Os livros dos professores contêm orientações relativas ao planejamento das experiências. As sequências didáticas estão explicitadas com as orientações para as experiências passo a passo até o registro da criança na página impressa. Os educadores também são protagonistas de todo esse processo. É por isso que se reservou um espaço para possam registrar suas percepções e reflexões sobre os trabalhos realizados.
A família é o primeiro ponto de referência da criança, a escola é a ampliação desse mundo.
Nosso desejo é que os aprendizados e afetos desses primeiros anos na escola constituam laços fortes para toda a vida de nossas crianças.
· Berçário
· Creche 1 (1º e 2º semestres)
· Creche 2 (1º e 2º semestres)
· Pré-escola 1 (1º e 2º semestres)
· Pré-escola 2 (1º e 2º semestres)
· Livro do Aluno
· Livro do Professor
· Guia Anual do Professor – Equipe Gestora
· Livro da Família
· Portfólio
· Recursos Digitais – Mídia Digital: Músicas, Parlendas e Contos
· Materiais Complementares: Cartazes, Calendários, Conjunto de Letras do Alfabeto, Boletins, Fantoches
· Formação Pedagógica Continuada de Professores
· Mídia digital com músicas e contos infantis;
· Jogos interativos;
· Incentivo para o aprendizado dos campos de experiências da educação infantil;
Temática:
· O eu, o outro e o nós;
· Corpo, gestos e movimentos;
· Escuta, fala, pensamento e imaginação;
· Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;
· Traços, sons, cores e formas;
· Formação pedagógica continuada dos professores;