Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas.
Mário Quintana
O projeto Biblioteca implantado nas instituições públicas tem como objetivo apoiar, incrementar e fortalecer o projeto pedagógico das escolas, além de contribuir na formação de leitores-fruidores, promovendo o acesso ao conhecimento disponível nos livros e materiais interativos e o domínio crítico da linguagem entre os alunos, vinculado a cultura da leitura e escrita, favorecendo o ensino o uso coletivo de bens públicos, no caso, os livros, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como SOLIDARIEDADE e a COOPERAÇÃO.
A Literatura na Educação Básica está presente desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ela faz parte do componente Curricular de Língua Portuguesa, dentro do Campo de Atuação Artístico e Literário.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a competência leitora, assim como o desenvolvimento da fruição e da formação do leitor é uma das habilidades que devemos desenvolver nos estudantes.
A competência 5, da área de Linguagens, no Ensino Fundamental nos diz que:
A literatura nos coloca em contato com aqueles que vieram antes de nós. Ele nos permite criar laços com os que estão ao nosso redor. É nutrição, socialização e, sobretudo, humanização. Quando bem trabalhada no espaço escolar, revela-se um verdadeiro tesouro na preparação de nossas crianças para a vida.
(BNCC)
O objetivo do PROJETO BIBLIOTECA AVENTURA NA LEITURA é criar um acervo de livros nas instituições públicas para apoiar, incrementar e fortalecer o projeto político pedagógico das escolas, além de contribuir na formação de leitores-fruidores, promovendo o acesso ao conhecimento disponível nos livros e o domínio crítico da linguagem entre os alunos, vinculado a cultura da leitura e escrita, favorecendo o ensino o uso coletivo de bens públicos, no caso os livros e materiais interativos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como solidariedade e a cooperação.
Na escola, os alunos podem conhecer literaturas de várias regiões do Brasil, de outros países e de outras épocas. O professor, ao comentar discutir e indicar obras literárias, apregoa a importância e valor da leitura para a formação humana. Enquanto ciência, a Literatura representa uma forma de elucidação de conceitos, funcionando como um confronto ao senso comum.
Nesse sentido, a adoção do PROJETO BIBLIOTECA AVENTURA NA LEITURA é possibilitar a ressignificação dos espaços de leitura, integrando a literatura às diferentes linguagens. A prática da leitura torna-se um instrumento para o exercício da cidadania e para a participação social. O papel de cada um dos profissionais que atuam nas redes de ensino é mediar esse processo, ou seja, oferecer ao cidadão, na infância ou na adolescência, o caminho à cidadania plena pela via do conhecimento.
O projeto Biblioteca contempla:
Para o acervo destinado à Educação Infantil, são indicadas obras que contemplam o trabalho com a identidade, a diversidade, o respeito, as diferenças individuais. Livros com cativantes poemas infantis, estimulando o aprendizado de diferentes assuntos como o planeta, os animais e a natureza. Foram selecionadas obras de cada um dos agrupamentos seguintes:
- Textos em verso – quadra, parlenda, cantiga, trava-língua, poema;
- Textos em prosa – clássicos da literatura infantil, pequenas histórias, textos de tradição popular;
- Livros com narrativa de palavras-chave
- Livros de narrativa por imagem.
O acervo contém qualidade literária do texto, qualidade artística das imagens, diálogos enriquecedores entre texto e imagem. Obras que despertam o interesse e o senso crítico da criança, estimulando o hábito da leitura. Autores consagrados em narrativas especialmente elaboradas para os leitores iniciantes.
O acervo contém inúmeros livros de fábulas, a coleção trata de diversos temas ligados à cidadania: ecologia, educação no trânsito, solidariedade, respeito e gentileza.
Para despertar o prazer de ler, o acervo traz a criança e ao adolescente literatura de qualidade, com autores consagrados e outros estreantes.
Foram selecionadas obras de cada um dos agrupamentos seguintes:
- Textos em verso – poema, quadra, parlenda, cantiga, trava-língua;
- Textos em prosa – pequenas histórias, novela, conto, crônica, teatro, clássicos da literatura infanto juvenil
- Livros de imagens e livros de histórias em quadrinhos, dentre os quais se incluem obras clássicas da literatura universal, artisticamente adaptadas ao público dos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental.
O acervo traz obras clássicas adaptadas para o universo da criança, com belas ilustrações, elaboradas por renomados ilustradores da atualidade. Apresenta fábulas filosóficas coletadas da mitologia, da filosofia ocidental e da sabedoria do Oriente, que propõem questionamentos e oferecem respostas sobre diversos temas, como amor, egoísmo, independência, medo, solidariedade, velhice etc. As fábulas iniciam as crianças no universo da filosofia, ajudando-as a crescer e a melhor refletir sobre o mundo ao seu redor, porque nunca é cedo demais para dar os primeiros passos rumo à sabedoria. O acervo também reúne grandes obras da literatura clássica, comentadas com explicações ao longo do texto. As notas esclarecem o significado de palavras e expressões antigas ou regionais
Apresenta 01 Guia impresso, não consumível, de uso do professor com propósito de efetivar a realização de atividades colaborativas, composto por roteiros de encaminhamento metodológico com índice de atividades que apresentem uma abordagem problematizadora, contextualizada e interdisciplinar relacionada ao conteúdo de temas/atividades contempladas nos recursos educacionais da biblioteca. A estrutura construtiva do guia possibilita uma rápida leitura, porém, suficiente e que garanta o entendimento específico e adequado para a aplicação das atividades relacionadas. A utilização do guia promoverá uma transposição didática, dos conhecimentos, de forma significativa com a utilização de todos os recursos educacionais disponíveis na biblioteca de maneira que promova a integração e o interesse dos alunos além de respeitar as necessidades de cada indivíduo. O Guia contempla 20 orientações metodológicas.
O Guia de Orientações Metodológicas Gerais é parte integrante do acervo da biblioteca e o grande diferencial do projeto. Além de apresentar uma retomada histórica sobre a Biblioteca e sua importância na sociedade, as considerações sobre o letramento literário a partir dos documentos normativos da educação, o guia apresenta orientações para o gestor e professor sobre a organização da biblioteca e do acervo, sugestões para a criação de espaços de leitura, a importância do bibliotecário como mediador, além de sugestões de atividades.
Com relação aos documentos normativos, em especial a BNCC, valorizando o protagonismo dos estudantes com destaque aos objetos de conhecimento e campos de experiências, bem como as competências gerais comentadas, item a item e sua relação à cultura da biblioteca escolar.
O guia propõe também, a correlação dos direitos de aprendizagem com o desenvolvimento da competência leitora, especificado conforme a etapa de ensino, para auxiliar o trabalho do professor e da equipe gestora e dos professores.
Em se tratando da organização dos espaços e da biblioteca, a seção “Organização da biblioteca – espaços de leitura” – traz orientações e dicas para criar e estruturar espaços de leitura na escola, além de sequências didáticas e atividades para serem desenvolvidas na escola, com exemplos que vão desde cantinhos de leituras à organização da biblioteca escolar ou da sala de aula.
Com ele, esperamos intensificar o processo de desenvolvimento profissional dos envolvidos e, indiretamente, a formação continuada de professores. E, dessa forma, contribuir com a qualidade das aprendizagens dos alunos que, afinal, é o que justifica todo investimento na aquisição de equipamento cultural, assim como na formação dos profissionais da educação. Nosso grande desafio é contribuir na capacitação dos professores para que eles possam fazer esse trabalho de mediação da literatura com os alunos.
Curso de formação para os professores no formato on-line por meio de videoaulas. Com o intuito de proporcionar debates e aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos para atuarem como facilitadores no desenvolvimento de atividades do projeto biblioteca.